ROSA MONTEIRO
SECRETÁRIA DE ESTADO
PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE

    Rosa Monteiro nasceu em Coimbra a 20 de dezembro de 1972. É Licenciada em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e doutorada em Sociologia do Estado, Direito e Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses».
    É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015 e integrou equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade.

    Tem ainda desenvolvido projetos de investigação e de investigação-ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações.
    Foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017 e adjunta para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017, desempenhando funções enquanto Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade desde então.